Olá e sejam bem-vindos ao ExporArt.
O objectivo deste blog é transmitir a todo o público um pouco da arte que se pratica no nosso meio e que não é ainda conhecida a um nível superior. Para isso espero contar com a vossa preciosa ajuda através de cometários, críticas e até com as vossas obras de arte, que poderão mandar para o mail i.m.jota@homail.com.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Leiria




Leiria, grafite. 42.4cms. x 29.7cms. João Alves'08

      Leiria está situada entre as duas principais cidades portuguesas, Lisboa e Porto, junto ao litoral do país.
      A região onde se situa Leiria já é habitada há longos tempos, apesar da sua história precoce ser bastante obscura. Os Turduli, um povo indígena da Ibéria, estabeleceu um povoado junto à cidade actual de Leiria (a cerca de 7 km). Essa povoação foi depois ocupada pelos Romanos, que a expandiram sob o nome de Collippo. As pedras da cidade anciã romana foram usadas na Idade Média para construir parte de Leiria. Pouco é conhecido sobre a área nos tempos dos Visigodos, mas durante o período de domínio árabe, Leiria era já uma vila com praça. A Leiria moura foi capturada em 1135 pelo primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, durante a chamada Reconquista. Essa localidade foi brevemente retomada pelos mouros em 1137, e mais tarde em 1140. Em 1142, Afonso Henriques reconquistou Leiria, sendo desse ano o primeiro foral, atribuído para estimular a colonização da área. Os dois reis esforçaram-se por reconstruir as muralhas e o castelo da vila, para evitar novas incursões mouras. A maioria da população vivia dentro das muralhas protectoras da cidade, mas já no século XII uma parte da população vivia na sua parte exterior. A mais antiga igreja de Leiria, a Igreja de São Pedro, construída em estilo românico no último quartel do século XII, servia a freguesia exterior às muralhas.
      Durante a Idade Média, a importância da vila aumentou, e foi sede de diversas Cortes. As primeiras Cortes realizadas em Leiria foram em 1254, durante o reinado de Afonso III. No início do século XIV (1324), D. Dinis mandou erguer a torre de menagem do castelo, como pode ser visto numa inscrição na torre. Esse rei construiu também uma residência real em Leiria (actualmente perdida), e viveu por longos períodos na cidade, que ele doou como feudo à sua esposa, a Rainha Santa Isabel. O rei também ordenou a plantação do famoso Pinhal de Leiria, próximo da costa com o Oceano Atlântico. Mais tarde, a madeira deste pinhal seria usada para construir as naus que serviram aos Descobrimentos portugueses, nos séculos XV e XVI. Durante o século XV, os judeus desenvolveram nesse concelho uma das mais notáveis comunidades, ao ponto de empreenderem uma florescente actividade industrial.
      No fim do século XV, o rei D. João I construiu um palácio real dentro das muralhas do castelo. Este palácio, com elegantes galerias góticas que possibilitam vistas maravilhosas da cidade e do meio envolvente, ficou totalmente em ruínas, mas foi parcialmente reconstruído no século XX. D. João I foi também o responsável pela reconstrução da Igreja de Nossa Senhora da Pena, localizada dentro do perímetro do castelo, num estilo gótico tardio. Por volta do fim do século XV, a cidade continuou a crescer, ocupando a área que se estende desde a colina do castelo até ao rio Lis. Em Leiria foi impresso o primeiro livro em Portugal. O rei D. Manuel I deu à localidade um novo foral em 1510, e em 1545 foi elevada à categoria de cidade, tornando-se sede de Diocese. A Sé Catedral de Leiria foi construída na segunda metade do século XVI, numa mistura dos estilos renascentista (gótico tardio) e maneirista (renascimento tardio).
      Comparando com a Idade Média, a história subsequente de Leiria é de relativa decadência. No entanto, no século XX, a sua posição estratégica no território português favoreceu o desenvolvimento de indústrias diversas, levando a um grande desenvolvimento da cidade e da sua região. De facto, durante vários anos, Leiria foi das poucas capitais distritais que não era a cidade mais populosa do próprio distrito, sendo suplantada pela cidade de Caldas da Rainha. Contudo, nos últimos anos a cidade tem-se desenvolvido de forma extraordinária, e é já um dos 25 principais centros urbanos de maiores dimensões do país.

5 comentários:

  1. xiiii nem me fales da beliza =/ loool
    mt bom mesmo! pareci me uma foto a preto e branco =O ta mesmo fixe

    ResponderEliminar
  2. Muito bem , grande Jota :D
    Tens mesmo jeito para a coisa amigo , parabéns :')
    Continua assim ;)
    Muah :*

    ResponderEliminar
  3. é assim que ganhas a vida??'

    oh desenha-me a mim,ahaghahah

    beijoooo

    ResponderEliminar
  4. Está muito bom :) mesmo !!!
    E acompanhado de uma boa descrição histórica de Leiria :)
    Muito bem !!

    ResponderEliminar
  5. Olá cunhadinho!
    Bem, finalmente arranjei um tempinho para comentar o teu blog... Desculpa não ter comentado mais cedito, mas já te tinha dito que não ia dar :P

    Sim senhor, muito bem mesmo!
    Gosto em especial deste, está muito bonito, bom trabalho :)
    Continua assim, e não desperdices esse talento que tu tens!
    Acho que a ideia do blog está muito boa, assim podes partilhar as tuas criações, a tua inspiração, a tua arte com muito mais gente, e fazer com que mais pessoas partilhem as suas obras, que partilhem arte! :)
    E eu vou visitando para ir vendo as novidades e comentar sempre que puder :P
    Beijinhos

    Marília Borges

    ResponderEliminar

deixa a tua opinião. estás a contribuir positivamente. obrigado.