Olá e sejam bem-vindos ao ExporArt.
O objectivo deste blog é transmitir a todo o público um pouco da arte que se pratica no nosso meio e que não é ainda conhecida a um nível superior. Para isso espero contar com a vossa preciosa ajuda através de cometários, críticas e até com as vossas obras de arte, que poderão mandar para o mail i.m.jota@homail.com.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Zebras




Zebras, tinta da china. 29.7cms. x 42cms. João Alves'10

      A zebra é um mamífero nativo da África Central e do Sul. Membro da família dos equídeos, juntamente com animais como o cavalo e o burro, a zebra é um animal perissodáctilo, com um só dedo funcional. (entende-se por animal perissodáctilo aquele que tem dedos em número ímpar).
      O nome zebra deriva do nome zevro ou zebro, um equídeo selvagem, actualmente extinto, que vivia na Península Ibérica até ao século XVI. Quando os navegadores portugueses chegaram ao Cabo da Boa Esperança, nos finais do século XV, encontraram uns equídeos riscados parecidos com o zebro, pelo que lhes deram o nome de zebras.
      As zebras habitam uma grande região, que vai da zona central do continente africano até ao extremo Sul do mesmo. Existem às centenas de milhar, espalhados por vários países. São animais herbívoros que vivem em grades manadas, pastando livremente pela savana. As manadas são constituídas por machos, fêmeas e crias. São das presas mais apetecíveis para leões, hienas e cães selvagens. Por serem atacados habitualmente por leões, principais predadores nas savanas de África, podem tornar-se animais extremamente velozes, atingindo os 50 ou até mesmo os 60 quilómetros por hora. As zebras possuem um comportamento pacato, porém podem atacar quando estão em situação de risco, como acontece por exemplo durante uma fuga aos predadores. Para fugirem aos predadores estes animais utilizam, para além da fuga propriamente dita, os seus fortes coices, capazes de quebrar a mandíbula de um felino.
      A zebra é um animal morfológicamente idêntico aos cavalos, mas com a pelagem muito diferente. Apresenta uma sucessão de faixas transversais pretas e brancas de disposição variável conforme as espécies. As riscas são características de cada animal, são como uma impressão digital que identifica cada indivíduo da espécie. Estas riscas servem como camuflagem para os predadores, uma vez que, quando a manada está em movimento, as riscas destes animais provocam ilusão de óptica aos predadores que não conseguem assim identificar e isolar um animal. Tem um corpo esbelto com pernas compridas e fortes que terminam por cascos bem visíveis. O pescoço é forte e comprido e termina numa cabeça alongada própria dos animais herbívoros. As orelhas são móveis e expressivas. No pescoço apresenta crina. O seu comprimento varia entre os 2 e os 2,5 metros, a altura entre os 1,4 e os 1,6 metros e o peso entre os 225 e os 300 quilos.
      O período de gestação das zebras oscila entre os 330 e os 375 dias e origina o nascimento de apenas uma cria (os partos múltiplos são raros). Os recém-nascidos são de cor castanha clara e apresentam algumas riscas alternadas mais escuras. As riscas das zebras vão escurecendo com a idade. O pêlo é mais espesso que nos adultos. O seu peso ao nascer oscila entre os 30 e 35 quilos. Cresce rapidamente pesando cerca de 50 quilos no fim do primeiro mês. É alimentada a leite pela mãe até ao sexto mês embora mordisque a erva quando tem apenas alguns dias.
      Todos os anos as zebras sentem o apelo da grande viagem pelo Serengueti. Quando chega a altura desse empreendimento, juntam-se às centenas de milhar e, juntamente com os gnus, partem para a grande caminhada para Norte, em busca de água e pastos mais verdes onde podem comer melhor, quer em quantidade, quer em qualidade. Algumas são vítimas dos predadores terrestres, outras são vítimas da longa viagem, e outras ainda dos crocodilos. Estes, avisados pelo troar de milhares de animais em aproximação, estão em alerta, e se a maioria das suas vítimas são gnus, também algumas zebras são apanhadas na matança que os crocodilos fazem nesta altura.
      Uma zebra saudável pode viver, em média, de 25 a 30 anos.

8 comentários:

  1. eu vou ser a primeira ah!!:)
    Muito dado a cultura este menino.
    Ta excelente a tua pintura. Gosto muito!!
    bj

    Cátia Dias

    ResponderEliminar
  2. Tens mesmo um dom para a tinta de China. Espero que coloques mais desenho que fizeste brevemente, todos os que já vi são excelentes.
    Espero que tenhas usado a ponta que te oferecemos com a Laurinda e que te vai inspirar para muito mais.

    Sandrina De Oliveira

    ResponderEliminar
  3. tá muito fix!! tens jeito :)

    continua a fazer mais!
    abraço

    ResponderEliminar
  4. Jota, eu já disse isso algumas vezes, mas nunca é demais ne... Vc tem mesmo muito jeito pra isso!! Admiro mt essa sua habilidade e espero poder ver mais trabalhos seus aqui!!!
    Continua postando!!!
    Beijaooo querido, que saudade!

    Paty

    ResponderEliminar
  5. Fico muito feliz por ver que continuas a desenvolver essa tua aptidão tão natural para o desenho ... toca a trabalhar ... quero ver aqui mais trabalhos :)
    Um beijinho

    Ângela Almeida

    ResponderEliminar
  6. ve la se metes mais trabalhos aqui para eu ver toda essa tua arte pah!! :P

    bjinhos* (ainda te lembras quem sou nao lembras???)

    ResponderEliminar
  7. Trabalhinho deste ano :)
    Muito bem!!!
    Está muito bom mesmo!
    Tinta da china! Ficou lindíssimo mesmo!
    É bom que não deixes de fazer arte, ouviste?! Tens mesmo imenso jeito! Grande talento!

    Depois vai-me dizendo como está aquele projecto do concurso, sim?! quero muito ver o resultado final :)

    Qualquer coisita, podes contar comigo, 'tá cunhadinho?!

    Vá, beijinho*

    Marília Borges

    ResponderEliminar
  8. ola!
    Parabens estes trabalhos estão excelentes, espero que continues apostar nesta área porque talento já tu tens=)
    Um beijinho********
    Cátia Dias

    ResponderEliminar

deixa a tua opinião. estás a contribuir positivamente. obrigado.